Campanha
Pandemia

Atendimentos odontológicos de urgência e emergência são mantidos em Linhares

Já os procedimentos agendados não urgentes estão suspensos, seguindo orientação do Ministério da Saúde

17/06/2020 19h36
Por: Redação ES 24 HORAS

Mesmo com a pandemia do coronavírus, a Prefeitura Linhares continua garantindo atendimento odontológico de urgência em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), no Pronto Atendimento Pronto Socorro do Hospital Geral de Linhares (HGL), na Unidade Móvel e no horário estendido da USF Planalto, das 17h às 21h. Os procedimentos agendados não urgentes estão suspensos, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Em períodos de rotina normal, a odontologia ambulatorial é realizada nas 35 USF, e na Unidade de Especialidades Odontológicas, no bairro Colina.

Além disso, a Unidade Especializada Odontológica (UEO), no bairro Colina, também realiza atendimentos de extração e de alívio de dor por acesso ao canal do dente, por agendamento telefônico do próprio profissional da unidade de saúde de cada bairro.

A medida visa reduzir os riscos de transmissão da Covid-19, levando em conta que o serviço odontológico é considerado de alto risco para a disseminação viral peso aerossóis exalados pela boca e pelo nariz. Em meados do mês de março, a Prefeitura publicou um decreto suspendendo as cirurgias eletivas em toda rede de saúde municipal. As adequações para impedir o avanço da doença no município alteraram os serviços odontológicos.

“A classificação preconizada pelo Ministério da Saúde define que os procedimentos agendados não urgentes sejam suspensos, mas as pessoas que porventura necessitarem de algum atendimento de urgência podem se dirigir à sua unidade de saúde de referência, ao HGL e ao horário estendido da Unidade de Saúde no bairro Planalto”, afirmou Itamar Teixeira, diretor de Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares.

Itamar explica, também, que os procedimentos realizados por profissionais da saúde bucal, por seu alto risco de contaminação cruzada, deixam mais expostos tanto pacientes, quanto os trabalhadores que atuam na área. “As equipes de Saúde Bucal (ESB) atenderão somente os casos de urgência, dado o alto grau de exposição do profissional e dos pacientes à infecção, devido a procedimentos que geram aerossóis. Essas medidas são válidas enquanto durar o período da quarentena”, disse.

Todos os profissionais usam equipamentos de proteção individual e os pacientes também devem seguir as determinações dos órgãos de saúde como o uso obrigatório de máscara, enquanto aguarda os atendimentos, além da disponibilização de álcool em gel para a correta higienização das mãos. Itamar realça, ainda, que todos os atendimentos e procedimentos odontológicos são realizados respeitando todas as regras de biossegurança e que os cuidados odontológicos realizados são seguros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 09h21
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 16°
25°

Sensação

9 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas