PML - Coronavirus - Transparência
Renova Campanha Agenda Integrada
Imunização

Linhares atinge parte da meta da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

A meta foi batida entre os grupos dos trabalhadores da saúde, idosos e professores; mas ficou abaixo do esperado entre gestantes, crianças, adultos entre 55 e 59 anos e puérperas

10/07/2020 18h14
Por: Redação ES 24 HORAS

Linhares atingiu a meta de cobertura de 90% de parte do público-alvo geral da Campanha Nacional de Vacinação da Influenza neste ano. Oficialmente, a campanha se encerrou no dia 30 de junho, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Agora, a orientação da secretaria municipal de Saúde, é que as unidades de saúde sigam fazendo busca ativa nos grupos prioritários que ainda não atingiram a meta. Com doses da vacina em estoque, a Prefeitura de Linhares abriu a imunização para cerca de 2 mil funcionários de supermercados do município.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos, esclarece que “o percentual de 90% não foi atingido de forma homogênea, considerando-se a distribuição entre os grupos prioritários e entre os bairros do município”.

A cobertura vacinal foi atingida no grupo dos trabalhadores de saúde, dos idosos e professores, por exemplo. “Mas em alguns grupos a vacinação ficou bem abaixo do esperado, como para as crianças, gestantes, adultos de 55 a 59 anos e puérperas”, pontua Jackelene. “Para vencermos este desafio, contamos com o apoio e o compromisso de todos envolvidos.”

Jackelene alerta que as pessoas nos grupos de risco são mais vulneráveis a complicações decorrentes da gripe. A vacina diminui as internações pela doença e, portanto, evita sobrecarga de atendimentos em tempos de epidemia da Covid-19.

Quem ainda não se vacinou contra a gripe e está inserido entre os grupos prioritários deve buscar uma das 35 unidades de saúde mais próxima de sua residência.

 

Públicos-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe este ano:

– Pessoas de 60 anos ou mais

– Trabalhadores da saúde

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

– Caminhoneiros

– Motoristas e cobradores de transporte coletivo

– Portuários

– Povos indígenas

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade

– Pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias

– Adultos de 55 a 59 anos de idade

– Professores das escolas públicas e privadas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 19h41
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 19°
24°

Sensação

19 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Renova
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas