Secult
Saúde

Central de Ambulâncias de Linhares realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês

A Central de Ambulâncias possui 23 veículos, sendo que: 22 de simples remoção e uma UTI Móvel que fazem o transporte de maneira rápida da população que necessita

11/08/2020 06h30
Por: Redação ES 24 HORAS

Durante 24h e nos sete dias da semana, os veículos da Central de Ambulância da Prefeitura de Linhares assistem toda a comunidade, da sede e do interior. O atendimento é feito pelo número 156, mas também pode ser acessado pelo 27 3372 3090.

A Central de Ambulância tem 23 veículos, sendo que: 22 de simples remoção e uma UTI Móvel que fazem o transporte de maneira rápida da população que necessita. Anualmente, a Central realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês e chega a 60 mil por ano.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura adquiriu 10 novas ambulâncias que reforçaram a frota para aproximar os atendimentos das comunidades da sede e do interior do Município.

As ambulâncias fazem parte de um sistema de simples remoção, que garante estabilidade e segurança na transferência e transporte de pacientes, seguindo as necessidades de cada um. Além dos veículos que atendem a rede de saúde, existem aquelas que ficam de plantão no Hospital de Geral de Linhares (HGL).

 

Ônibus Acessível

A Central de Transporte de Saúde, da Prefeitura de Linhares, também possui um ônibus acessível para atendimentos de pacientes cadeirantes para tratamento fora do Município. O ônibus é equipado com ar condicionado, tem capacidade para 32 passageiros, sem limite para quantidade de cadeirantes por viagem.

Em média são realizados 60 atendimentos a deficientes físicos por mês na Central de Transporte. Porém, neste momento de pandemia, conseguindo as normas de segurança e prevenção, a Central está transportando apenas um paciente por fila de cadeiras.

 

Funcionamento

Os veículos são utilizados para transferência de pacientes entre as Unidades Básicas de Saúde, com foco na realização de exames e consultas dentro e fora do Município, bem como procedimentos relativos à hemodiálise, tratamentos oncológicos e atendimento nos distritos do interior do Município.

 

Parceria

A Central de Ambulância também trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros. O serviço é feito em complemento ao transporte em situações que não são de urgência e emergência. “Os paramédicos são enviados para realizar os primeiros socorros e a ambulância leva o paciente para o hospital mais próxima da área de abrangência, quando necessário”, explicou Gilmar Salvador, diretor de Transportes da Prefeitura de Linhares.

O diretor ressaltou ainda que o cuidado com os detalhes das ambulâncias é essencial para um atendimento qualificado. “Os veículos passam por manutenção periódica e check-list diário dos equipamentos, além de todo um processo de higienização que foi intensificado desde o início da pandemia”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 00h56
23°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 19°
23°

Sensação

11 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas