Opção

Conheça os serviços do Hemoes disponíveis para ações de coleta externa

Uma das medidas é o agendamento do Ônibus de Coleta Externa. A unidade móvel realiza a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea

22/08/2020 08h45
Por: Redação ES 24 HORAS

O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) vem intensificando medidas para aumentar o alcance de coletas externa de sangue, uma vez que durante o período de distanciamento social enfrentado no Espírito Santo, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas pessoas que desejam realizar a doação de sangue ainda têm o receio de ir até uma unidade de atendimento. 

Uma das medidas é o agendamento do Ônibus de Coleta Externa. A unidade móvel realiza a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail [email protected], e o local deve cumprir alguns requisitos, como o mínimo de 50 doadores e o máximo de 70. 

“São ações que visam a facilitar o acesso da população à doação de sangue, além de incentivar a captação de novos doadores, buscando contribuir para a melhoria do estoque de sangue”, informa a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad.

A diretora lembra que a solicitação do ônibus deve ser realizada com antecedência, para que haja tempo hábil para a organização da ação. “É importante ressaltar que todas as solicitações são avaliadas e, após a visita técnica, é realizada a agenda para efetuar ação”, informa. 

Além do ônibus, o Hemoes vem trabalhando desde julho com uma nova modalidade: o uso de equipamentos portáteis. Nesse procedimento é utilizado o mesmo aparelho de coleta de sangue do Ônibus. Entretanto, são direcionados para o local da visita uma equipe menor de profissionais da saúde e materiais de fácil deslocamento, facilitando o acesso em áreas com estruturas pequenas. 

Para a realização do serviço, a equipe técnica leva ao local até quatro poltronas, maleta de urgência e emergência e os equipamentos portáteis para a coleta de sangue. Qualquer cidadão também pode solicitar a visita pelo e-mail [email protected], sendo necessário ter, no mínimo, 20 doadores para realizar a ação.

“Desde o início da pandemia, mais precisamente do período de distanciamento social, temos trabalhado com estoque crítico. Não há substituto para o sangue, por isso precisamos que a população colabore com doações regulares para manter os estoques em níveis adequados”, ressaltou a diretora.

 

Agenda da unidade móvel no mês de agosto

- 25/08 (terça-feira): das 8h30 às 14h30

Primeira Igreja Batista de Campo Grande (Cariacica)

 

- 28/08 (sexta-feira): das 8h30 às 14h30

Condomínio Villagio Campo Grande (Cariacica)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.