Programa Escolar
Detran
Calçamento Rural
Covid-19

Incaper distribui quatro mil litros de álcool para feirantes em parceria com a Ufes

O álcool foi disponibilizado, principalmente, para higienização das mãos dos feirantes, ajudantes e consumidores dos produtos das bancas

26/09/2020 20h44
Por: Redação ES 24 HORAS

Quatro mil litros de álcool 70° estão sendo distribuídos para os agricultores participantes de Feiras Livres Municipais, assistidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A ação é resultado de uma parceria do Instituto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que disponibilizou o álcool como medida de combate ao novo Coronavírus (Covid-19). 

A distribuição do álcool aos feirantes assistidos pelo Incaper é realizada por meio da união de diversos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDRs) e Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDRs) do Incaper de todo o Estado. O álcool foi disponibilizado, principalmente, para higienização das mãos dos feirantes, ajudantes e consumidores dos produtos das bancas. Cada feirante recebeu 2 litros de álcool, totalizando 2 mil agricultores contemplados. 

O técnico de Desenvolvimento Rural do Incaper, Marcelino Melo, participou da entrega de álcool aos feirantes de Laranja da Terra e destacou a ação de distribuição como “uma ponte entre a Ufes e os produtores rurais da feira de agricultura familiar para realizar o acompanhamento e entregar o álcool, tão importante na prevenção do novo Coronavírus”.

“O trabalho do Incaper tem sido de grande importância na organização das feiras municipais da agricultura familiar em todos os municípios do Estado, para a regulamentação, organização e assistência técnica aos feirantes, a fim de melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos. O apoio do Instituto às feiras municipais já é consolidado e reconhecido”, completou Marcelino Melo. 

Além da distribuição do álcool, o técnico também ressaltou outros trabalhos de orientação e capacitação do Incaper à agroindústria familiar, que tem como objetivo melhorar a produtividade das lavouras e a gestão da comercialização. 

A produção do álcool foi realizada por equipes multidisciplinares dos quatro campi da Ufes, formadas por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversos departamentos do projeto de extensão “Produção de antissépticos à base de álcool 70%”, coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, Alexandre Santos, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.