Programa Escolar
Detran
Calçamento Rural
Em Pauta

Assembleia Legislativa: Saúde debate atendimento a diabético

Programa de Proteção ao Pé Diabético (Pró-Pé) será tema da reunião da Comissão de Saúde, com a presença do médico Eliud Garcia Duarte Junior

27/09/2020 15h02
Por: Redação ES 24 HORAS

O Programa de Proteção ao Pé Diabético (Pró-Pé) vai ser tema na reunião virtual da Comissão de Saúde na terça-feira (29). O cirurgião vascular Eliud Garcia Duarte Junior coordena o programa oferecido no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha. A reunião acontece às 9 horas, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo YouTube.

Referência no atendimento de pacientes com neuropatia (lesão dos nervos ocasionada pela glicemia elevada) e lesões nos pés, o Pró-Pé oferece serviço de atenção com equipe multidisciplinar ao paciente com diabetes. O objetivo é reduzir as taxas de complicações, amputações e incapacidades do chamado pé diabético. De acordo com o Ministério da Saúde, o pé diabético é uma grave complicação da doença, sendo responsável por cerca de 85% das amputações de membros inferiores na rede pública de saúde.

 

Segurança

Na segunda-feira (28), a Comissão de Segurança se reúne virtualmente. O colegiado vai ouvir o subsecretário de Estado de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), José Monteiro Junior. Ele vai falar sobre a implantação do sistema de rádio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) nas viaturas dos servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e do Iases. A medida atende a um pleito dos próprios servidores.

Ainda durante a reunião, a Comissão de Segurança deve deliberar o relatório com as sugestões apresentadas na audiência pública realizada no dia 17 de setembro. No encontro foram discutidas medidas para a área de segurança pública no município de Ibatiba, no sul do Estado. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.