Sesa Dengue
Prevenção

Outubro Rosa: SEDH e Sesa fazem ação integrada em comunidade cigana

Na ocasião, também foram distribuídos donativos doados por meio do programa ES Solidário

22/10/2020 19h57
Por: Redação ES 24 HORAS

s Secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e da Saúde (Sesa), em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), realizou, na manhã dessa quarta-feira (21), a Ação Integrada do Outubro Rosa em um acampamento cigano em Praia Grande, distrito do município de Fundão. Na ocasião, também foram distribuídos donativos doados por meio do programa ES Solidário.

Durante a ação, a médica da Afecc, Natália Grossi, realizou uma roda de conversa com as mulheres da comunidade sobre os tipos de câncer e as formas de prevenção.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, que acompanhou a ação, destacou que esse momento foi muito importante porque as mulheres que participaram atendem aos requisitos para a realização de mamografia. Elas farão o exame, neste sábado (24), ainda como parte da ação integrada entre SEDH e Sesa.

“É uma forma de cuidado levar essas políticas públicas de saúde a esses grupos que estão mais afastados, que muitas vezes não têm fácil acesso aos atendimentos de saúde, em especial, aos exames que tratam da prevenção do câncer no colo do útero e ao câncer de mama”, destacou Edineia de Oliveira.

O representante da Secretaria da Saúde, Júlio César de Moraes, referência técnica da Área de Promoção da Equidade da Sesa, falou sobre a importância de se levar informação e atendimento até os territórios.

“A promoção da equidade tem a ideia de levar a saúde até os territórios que apresentam algumas questões específicas, assim como a comunidade cigana e os acampamentos que merecem esse destaque. Nos juntamos para marcar o Outubro Rosa e, ao mesmo tempo, mostrar a importância da equidade, que é o princípio do SUS (Sistema Único de Saúde), que precisa olhar para as diversidades que existem no nosso território e garantir o acesso a todos, assim como foi o cunho do evento”, disse Moraes.

A próxima Ação Integrada do Outubro Rosa irá acontecer na terça-feira (27) na comunidade indígena Irajá, em Aracruz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Fundão - ES Notícias de Fundão - ES
Vitória - ES
Atualizado às 17h29
23°
Nevoa úmida Máxima: 26° - Mínima: 20°
23°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas