Sesa Dengue
Vacinação

Dia D da campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado (24)

Para ser vacinado, o animal deve ter mais de três meses de vida e apresentar boas condições de saúde

23/10/2020 20h18
Por: Redação ES 24 HORAS

Acontece neste sábado (24) o “Dia D” de mobilização para a campanha de vacinação antirrábica. A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa) é vacinar, até o dia 15 de novembro, mais de 630 mil cães e gatos.

Para ser vacinado, o animal deve ter mais de três meses de vida e apresentar boas condições de saúde. O Espírito Santo não registra notificações de raiva humana desde 2003, e raiva animal desde o ano de 2011.

A referência técnica Estadual da Raiva, Rúbia Tabachi, explicou que para permanecer sem casos no Estado, é necessário que a prevenção seja realizada com êxito. “É de extrema importância que os animais sejam vacinados, uma vez que esse é o único método de prevenção contra a doença. Depois de apresentados os sintomas nos mamíferos, a doença é totalmente letal”, ressaltou Rúbia Tabachi.

Os principais sintomas da raiva são: mudanças no comportamento, salivação abundante, dificuldade para engolir e paralização dos membros inferiores. A raiva é uma antropozoonose causada por um vírus e pode ser transmitida para o ser humano através de mordidas, arranhões ou saliva dos animais.

A vacinação é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, que definem os locais de atendimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.