Sesa Dengue
Fique de Olho

PIX: Como evitar golpes no novo sistema de pagamento instantâneo

Pelo menos 60 sites falsos já foram identificados por usarem um golpe conhecido como phishing para poder roubar as informações dos usuários. Clique e saiba mais

05/11/2020 10h32Atualizado há 3 semanas
Por: Redação ES 24 HORAS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O novo sistema de pagamentos instantâneos do BC (Banco Central), estará disponível a partir do dia 16 de novembro. Porém, desde o dia 5 de outubro, os clientes podem registrar as chaves pix (clique aqui para saber mais). Assim sendo, é de extrema importância se prevenir de golpes financeiros, então se você não quer ser mais uma vítima, veja mais abaixo as dicas que preparamos para você evitar cair nas mãos desses golpistas.

 

Como funcionam os golpes no Pix?

De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, foi possível identificar aproximadamente 60 sites falsos que usaram o golpe mais conhecido como, phishing, para poder roubar as informações dos usuários. 

Normalmente neste tipo de situação, os golpistas geralmente utilizam técnicas para poder executar esse golpe. Entenda quais são essas técnicas e fique atento caso você perceba alguma das ações citadas mais abaixo:

1. Indução da entrega de dados em cadastros falsos

2. Promoções falsas para a coleta de dados

3. Instalação de software maliciosos (malware) nos celulares e computadores

 

Como faço para me proteger dos golpes no PIX?

Embora o sistema PIX cumpre com todos os padrões de segurança digital, é importante seguir as recomendações feitas pelo Banco Central, para que assim você possa ter uma experiência mais tranquila e que todos os usuários possam confiar no PIX. Agora que você já entendeu um pouco mais como funciona o golpe no PIX, confira as dicas dadas pelo Banco Central.

● Confirme o número de onde foi enviado a mensagem

● Verifique o remetente do e-mail que você recebeu e confirme se o endereço pertence ao banco

● Não compartilhe o código de verificação

● Fique atento as promoções muito generosas

● Confirme se o banco é verificado nas redes sociais

● Não divulgue ou dê a alguém os tokens ou senhas fora do aplicativo ou site oficial do banco

● Não clique em links antes de confirmar se a mensagem é ou não fake news

● Faça o cadastramento de chaves pix através das plataformas oficiais das financiadoras ou bancos

 

Fique atento porque as instituições financeiras nunca solicitam sua senha ou código de validação de transações (tokens) fora dos canais digitais oficiais. Lembre-se sempre de verificar o procedimento de cadastramento nos aplicativos e sites oficiais dos bancos, siga as suas instruções e você não será a próxima vítima de um golpe financeiro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.