Sesa Dengue
Cuidado

Linhares: Município faz alerta sobre a baixa procura por vacina contra a Poliomielite

Campanha Nacional foi prorrogada até o dia 27 de novembro; meta em Linhares é imunizar mais de 9,4 mil crianças entre 15 meses a menores de 5 anos de idade

05/11/2020 11h02
Por: Redação ES 24 HORAS
Foto: Chico Bezerra/PJG
Foto: Chico Bezerra/PJG

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em 5 de outubro, foram aplicadas 5.580 doses da vacina em Linhares – o que representa uma cobertura vacinal de 59,02%, de acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

No entanto, esses números estão bem abaixo da meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. A expectativa da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar 9.454 crianças a partir dos 15 meses a menores de 5 anos de idade até o final da campanha.

A campanha nacional foi prorrogada até o dia 27 de novembro e a vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, acontece nas Unidades de Saúde, no horário das 7 às 16 horas. É importante identificar o dia e horário de funcionamento das salas de vacinação de cada Unidade. 

 

A vacina

A vacina contra a poliomielite, causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3, é recomendada a crianças de 2 meses (1ª dose), 4 meses (2ª dose) e 6 meses (3ª dose). Estão previstas ainda doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A dose pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas dos calendários de vacinação do Ministério da Saúde.

A vacina é descrita sob duas formas distintas: a vacina via oral (VOP), que é atenuada e bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos, mas “enfraquecidos”; e a vacina inativa poliomielite (VIP), que é trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3.

Desde 2016, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) adota a vacina VIP nas três primeiras doses do primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e a VOP no reforço e campanhas anuais de vacinação. 

 

A doença

A poliomielite é uma infecção contagiosa causada pelo poliovírus selvagem, que pode afetar o sistema nervoso e levar à paralisia parcial ou total. A pólio está erradicada no Brasil desde 1994, porém, ainda existe a presença do vírus que transmite a doença em outros países, como o Paquistão e o Afeganistão. A vacinação é a única forma efetiva de prevenção contra a doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 17h19
23°
Nevoa úmida Máxima: 26° - Mínima: 20°
23°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas