Sesa Dengue
Aedes aegypti

Conheça a diferença entre os sintomas da dengue, zika e chikungunya

Apesar de terem alguns sintomas parecidos, há caraterísticas que podem ajudar a diferenciá-los

17/11/2020 22h25
Por: Redação ES 24 HORAS

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Apesar de terem alguns sintomas parecidos, há caraterísticas que podem ajudar a diferenciá-los.

Em relação à dengue, os sintomas são febre alta, enxaqueca, dor atrás dos olhos, perda de apetite, náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo e dor no abdome.

Na chikungunya deve-se ficar atento aos sintomas, como fortes dores nas articulações, febre, dor nas costas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e inchaço articular bilateral.

Já os sintomas comuns da zika são manchas avermelhadas pelo corpo, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum)

A Secretaria da Saúde (Sesa) orienta que, na presença de qualquer sintoma, o paciente procure por orientação médica. É importante também fazer o repouso e ingerir bastante líquido durante os dias de manifestação de sintomas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.