Combate Pandemia
Campanha Nova Onda Covid
Cuidados

Iniciativa alerta para prevenção ao câncer de pele

Projeto cria Dezembro Laranja e chama atenção para necessidade de cuidados contra o câncer de pele

08/01/2021 15h43
Por: Redação ES 24 HORAS
 Foto: PixaBay
Foto: PixaBay

Para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o câncer de pele, o deputado Doutor Hércules (MDB) protocolou o Projeto de Lei (PL) 597/2020, que institui dezembro como o mês de combate à doença e o inclui no calendário estadual comemorativo de datas relevantes e de assuntos de interesse público.

A medida visa divulgar com mais amplitude pautas voltadas para a prevenção e combate ao câncer de pele, incentivando e promovendo palestras, seminários, cursos, especialmente para alunos dos cursos e profissionais da área da saúde. A temática também poderá ser trabalhada em livros, cartilhas, panfletos e reuniões públicas.

 

Casos

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revela que a doença responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no país. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

Para justificar o projeto, o deputado, que é médico, diz que os números do Instituto Nacional do Câncer apontam grande crescimento de casos de câncer de pele nos últimos anos. Para ele, é necessário chamar a atenção das pessoas quanto à necessidade de exames de prevenção e exposição ao sol de maneira controlada.

Doutor Hércules avalia que apesar de ser o de maior incidência no Brasil e no mundo, o câncer de pele é negligenciado pela sociedade, o que justifica a criação de um mês de conscientização sobre esse mal. “Chamar a atenção das pessoas para a necessidade de exposição controlada ao sol, adoção de medidas de fotoproteção e a realização de exames de prevenção, são medidas a serem adotadas durante o “Dezembro Laranja”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 11h03
29°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 21°
31°

Sensação

19 km/h

Vento

58%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas