Combate Pandemia
Campanha Nova Onda Covid
Saúde

Linhares: Mais de 315 mil receitas médicas foram atendidas nas farmácias básicas da Prefeitura

Apesar da pandemia do novo coronavírus, as farmácias municipais atingiram um índice de cobertura de 95% em relação à medicação básica

11/01/2021 13h46
Por: Redação ES 24 HORAS

Um número que representa o compromisso da Prefeitura de Linhares: aproximar, cada evz mais, os serviços públicos dos cidadãos. No decorrer de todo o ano de 2020,  315.422 receitas médicas foram atendidas pelas farmácias básicas da secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, são 29 unidades dispensadoras de medicamentos, entre a Farmácia Central, satélites e da rede de saúde, distribuídas entre a sede e o interior do Município. São em média, mais 26 mil receitas atendidas todos os meses.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda mantém em estoque medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME, garantindo o abastecimento das farmácias municipais no decorrer de todo o ano. As farmácias da Prefeitura de Linhares são destaque em gestão em todo o Espírito Santo e no Brasil.

De acordo com o diretor de assistência farmacêutica da Prefeitura de Linhares, Tobias Jovita, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, as farmácias municipais mantiveram um índice de cobertura de quase 100% em relação aos medicamentos básicos. “Apesar da pandemia do novo coronavírus, as farmácias municipais atingiram um índice de cobertura de 95% em relação à medicação básica em 2020. Isso significa um grande avanço para saúde pública em Linhares, uma vez que enfrentamos uma das maiores crises sanitárias do mundo”, afirmou.

O diretor ainda pontua que além dos medicamentos básicos como antibióticos, anti-hipertensivos, antidiabéticos, saúde mental e antialérgicos, insulina, tiras de detecção de glicose e seringas, as farmácias municipais também disponibilizam medicamentos para tratamento contra o coronavírus, conforme o protocolo de recomendação de manejo clínico contra a Covid-19.

“Além dos medicamentos básicos, nossas farmácias municipais também disponibilizam medicamentos para tratamento contra a Covid-19 conforme sugere o protocolo. O protocolo está sendo muito bem aceito e estamos tendo resultados positivos em relação ao tratamento da doença”, disse o diretor.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, destaca que mesmo em meio aos desafios da pandemia do novo coronavírus, manter em dia o estoque de medicamentos básicos nas farmácias municipais sempre foi uma das prioridades da atual gestão.

“Mesmo diante de tantos problemas e desafios que o município enfrenta em decorrência da pandemia do novo coronavírus, manter os atendimentos nas farmácias básicas é e continua sendo uma das prioridades da gestão para enfrentar o atual momento. A prova disso, são os mais de 315 mil pacientes que tiveram suas receitas atendidas em 2020”, destacou o secretário.

“Fico satisfeito com a quantidade de receitas médicas atendidas pelo município nas farmácias básicas ao longo de 2020. O número comprova o nosso compromisso em cuidar da saúde das pessoas. Sabemos que não está sendo fácil passar pela pandemia, mas manter o funcionamento dos atendimentos públicos principalmente na área da saúde é uma responsabilidade que temos com os linharenses”, pontuou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

 

Medicamento controlado

A secretaria Municipal de saúde ampliou sua rede de assistência farmacêutica disponibilizando os medicamentos controlados também no interior do município nas Unidades de Saúde de São Rafael, Pontal do Ipiranga, Farias, Humaitá e Bebedouro.

 

Relação de medicamentos

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Linhares é composta por 154 medicamentos. Na rede municipal, destaca-se a oferta de medicamentos para situações clínicas crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias e diabetes. 

 

 

Além desses, há medicação para tratamento clínico do hipertiroidismo, depressão, entre outros. Os medicamentos conhecidos como estratégicos e especializados ou de alto custo são disponibilizados pela Farmácia Cidadã Estadual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 11h23
31°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 21°
33°

Sensação

20 km/h

Vento

52%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas