Combate Pandemia
Campanha Nova Onda Covid
Pandemia

Sesa detecta anticorpos de Covid em amostras de Dengue e Chikungunya de dezembro de 2019

Foram analisadas 7.370 amostras de soro de pacientes suspeitos de infeção

12/01/2021 14h06
Por: Redação ES 24 HORAS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), realizou um estudo em que foi detectada a presença de anticorpos IgG, específicos para SARS-CoV-2, em amostras de infecções por arboviroses (Dengue e Chikungunya) de dezembro de 2019.  

Com a Portaria n°153-R, de 11 de agosto de 2020, que determinou a obrigatoriedade da testagem de amostras presentes em sorotecas para a infecção pelo novo Coronavirus (Covid-19), foi realizada a investigação que permitiu a produção do estudo intitulado “Casos ocultos de Síndrome de Respiração Aguda Grave Coronavírus 2: um perigo desconhecido, mas presente em regiões endêmicas para Dengue e Chikungunya”. A pesquisa contou com o apoio do Núcleo de Doenças Infecciosas, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade de Nova Lisboa (Portugal). 

Foram analisadas 7.370 amostras de soro de pacientes suspeitos de infeção pelas arboviroses. Dessas, 210 amostras foram positivas para presença de anticorpos IgG, específicos para SARS-COV-2, sendo que, desses, 16 pacientes tiveram coleta de sangue anteriores ao dia 26 de fevereiro, data do primeiro caso identificado pela metodologia RT-PCR no Brasil. Com o estudo, há evidencias de que a primeira amostra positiva para IgG anti-SARS-CoV-2 no Espírito Santo data de 18 de dezembro de 2019. 

Em pronunciamento, na manhã desta terça-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, junto ao coordenador-geral do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, explicou que a iniciativa da pesquisa partiu do interesse de compreender melhor o comportamento da Covid-19 no território capixaba e no Brasil. 

“A doença foi se espalhando ao longo do primeiro semestre de 2020 e tivemos um comportamento da concomitância das endemias de Dengue e Chikungunya no Estado, em especial na Grande Vitória. São doenças que transcorrem com síndromes febris, também características da evolução da Covid-19, o que nos levou a levantar algumas hipóteses no que diz respeito à possibilidade de que os casos de arboviroses poderiam ser do novo Coronavírus”, explicou o secretário Nésio Fernandes.

Segundo o coordenador-geral do Lacen/ES, o estudo também levantou a questão de que os surtos concomitantes de arboviroses podem dificultar o diagnóstico para a Covid-19. “Isso traz uma contribuição importante ao Sistema Único de Saúde, uma vez que independentemente da existência do diagnóstico positivo para a arboviroses, deve-se sempre ser considerada, em especial no ano que se passou e neste que se inicia, a infecção pelo SARS-CoV-2, uma vez que ambas as doenças apresentam sinais e sintomas semelhantes”, destacou Rodrigues.  

Ainda de acordo com o secretário Nésio Fernandes, o estudo desenvolvido pelo Lacen/ES poderá suscitar novas etapas para o desenvolvimento da investigação dos casos da Covid-19 no Brasil. “Estabelecemos uma comunicação junto ao Ministério da Saúde com um grupo de trabalho para acompanhar as próximas etapas de investigação. Com a identificação dos anticorpos confirmados pelos testes, agora iremos para novas etapas, como a retestagem dos pacientes por meio desse trabalho conjunto”, disse.

A partir destes achados, serão realizadas investigações epidemiológicas de campo e laboratoriais, junto ao Ministério da Saúde, visando a reanalisar os 210 pacientes positivos, por meio de inquérito epidemiológico dos casos, índices e contatos, bem como realizar análises de cinética e neutralização de anticorpos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 12h04
31°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 21°
33°

Sensação

20 km/h

Vento

52%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas