Volta às Aulas Linhares
Vacina

Linhares imuniza 500 pessoas contra a Covid-19 no primeiro dia de vacinação

Do total, 66 doses da vacina foram aplicadas em idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência de Linhares

20/01/2021 10h28Atualizado há 1 mês
Por: Redação ES 24 HORAS

A Prefeitura de Linhares vacinou 500 pessoas contra a Covid-19 neste primeiro dia de vacinação. Na manhã desta quarta-feira (20) após o ato simbólico que deu início da imunização no Município, a equipe da Vigilância Epidemiológica iniciou a vacinação do grupo prioritário: neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência.

Das 500 doses, 434 foram aplicadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia nos hospitais HGL, Unimed e Rio Doce, e outras 66 doses em idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência. Linhares recebeu um total de 1.177 doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pelo Governo do Espírito Santo.

“Até a próxima sexta-feira (22) nosso objetivo é ter vacinado 100% dos idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência e 80% dos profissionais de saúde, devido às pessoas que trabalham em escala de plantão Há cerca de três meses temos nos dedicado a organizar esta campanha, que agora começa com a priorização dos nossos heróis da saúde”, diz o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Estes públicos são prioritários considerando os critérios de exposição de infecção e risco para agravamento ou óbito pela doença. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em Linhares será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses e as mesmas forem enviadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pela Prefeitura de Linhares.

 

Cuidados devem ser mantidos

A Coronavac, vacina utilizada neste momento, necessita de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o coronavírus, por isso o número de doses deve ser o dobro do de pessoas a serem vacinadas.

A segunda dose da Coronavac será aplicada 28 dias após a primeira dose, por isso a necessidade de seguir com os cuidados, informou o secretário Saulo Rodrigues Meirelles.

“É um tempo que a gente começa estimular a imunidade. Por isso, é importante ainda manter os cuidados de etiquetas respiratórias, evitar aglomeração, usar de máscara, porque essa imunidade ainda vai ser desenvolvida por essas pessoas e a quantidade de doses que chegou ainda não é suficiente para que a gente consiga quebrar a circulação viral”, orientou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 14h07
30°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
34°

Sensação

19 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas