Linhares sem Fome
CRIME PROXIMIDADE
Espírito Santo

Vacinação contra a Covid-19 vai passar por auditoria

O trabalho será feito em parceria com a equipe da Gerência de Auditoria em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa)

05/03/2021 15h31
Por: Redação ES 24 HORAS

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) deu início, nesta semana, à auditoria na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado.  O trabalho será feito em parceria com a equipe da Gerência de Auditoria em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa).

O subsecretário de Estado de Controle, Marcelo Campos Antunes, explica que a equipe de auditores do Estado destacados para a missão será responsável pelo levantamento, que vai acompanhar o processo de imunização desde as condições de acondicionamento e distribuição das doses até a verificação da observação dos grupos prioritários definidos a cada fase do Plano Nacional de Imunização.

A equipe da Subsecretaria de Controle elaborou dois checklists com os itens a serem acompanhados na vacinação. O trabalho será feito por meio da aplicação de questionário a todos os 78 municípios capixabas e visitas – definidas por amostragem – aos locais de vacinação, para verificar de perto o processo de imunização. 

 

Transparência e controle

No final de janeiro, o Governo do Estado colocou no ar o Painel de Vacinação – conhecido como vacinômetro -, dando transparência às informações sobre vacinas recebidas, distribuídas e aplicadas no Espírito Santo.

Além dos números atualizados diariamente, a página apresenta um painel interativo, em formato gráfico e de fácil entendimento, que traz detalhes sobre a imunização, como o total de doses enviadas para cada município, a distribuição por grupo prioritário e o percentual de cobertura alcançado em cada grupo.

A ferramenta desenvolvida sem custos adicionais é fruto do trabalho conjunto da Secont, da Sesa, da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest). No decorrer do período de vacinação, as informações serão complementadas, de acordo com os grupos prioritários a cada fase da imunização.

Ao investir na divulgação das informações sobre a vacinação, o Governo do Estado fortalece o controle social, como destaca o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, e reafirma o seu compromisso com a transparência, como vem fazendo desde o início da pandemia.  “O Estado maximiza a transparência da vacinação, para permitir o controle social e ajudar firmemente na repressão aos desvios já vistos em outros Estados”, observa Edmar Camata. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 21h44
25°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 20°
25°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas