Linhares sem Fome
CRIME PROXIMIDADE
Linhares

UPA 24h registra aumento no número de atendimentos e profissionais alertam para síndromes respiratórias graves

A maioria dos atendimentos se concentra na faixa etária de 0 a 4 anos de idade

17/03/2021 15h31
Por: Redação ES 24 HORAS

Com o aumento de casos de Covid-19 e diante do crescimento no número de internações em crianças e jovens por patologias associadas à respiração, a secretaria municipal de Saúde de Linhares informa que foram detectados outros vírus respiratórios responsáveis pelo aumento de atendimentos destes grupos, além do coronavírus.

A unidade referência da Prefeitura de Linhares é a Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, a UPA Infantil, no bairro Shell, responsável por fazer o atendimento de crianças de forma espontânea e encaminhadas pelas unidades básicas de saúde da sede e do interior do município.

Até o momento no mês de março, houve um aumento no número de atendimentos pediátricos, sendo que 70% destes são atribuídos a síndrome gripal. Com o aumento do número de infecções respiratórias, a incidência de síndrome respiratória aguda grave aumentou em 60% comparativamente com o mês de fevereiro.

O numero de crianças afetadas pelo novo coronavírus até o momento no mês de março, aumentou em 95% comparativamente com todo o mês de fevereiro. Por outros vírus este número aumenta ainda mais, chegando a triplicar.

A maioria dos atendimentos se concentra na faixa etária de 0 a 4 anos de idade.

A diretora da UPA Infantil, Débora Tesch, pontua que, além do novo coronavírus, existem pelo menos três tipos de vírus que causam a SRAG: o Influenza, o Vírus Sincicial Respiratório e o Adenovírus. Ela recomenda que os pais estejam vigilantes aos sintomas apresentados nas crianças, mesmo sabendo que boa parte deste grupo apresenta quadro assintomático (que não apresenta sintomas da doença).

“É importante estar alerta, caso o pai ou mãe já tenha tido contato com o vírus, porque provavelmente a criança vai ter também. Então, olhar bem os sintomas antes de encaminhar a criança ao serviço de saúde. Nossas equipes de profissionais estão prontas e a postos para enfrentar este momento difícil”, destacou Débora.

Atualmente, a UPA conta com 16 médicos pediatras e contratou mais profissionais para fortalecer a rede de atendimento. Além disto, a Unidade conta com 58 profissionais nas áreas de serviço social, enfermagem, farmácia e administrativo, A UPA Infantil funciona os sete dias da semana, 24 horas por dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 21h23
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 20°
25°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas