Linhares sem Fome
CRIME PROXIMIDADE
Interior

Prefeitura de Linhares inicia manutenção de caixas secas nas propriedades rurais

As caixas secas são reservatórios escavados construídos às margens das estradas que têm a função principal de reter água da chuva

18/03/2021 15h50
Por: Redação ES 24 HORAS

A Secretaria de Agricultura de Linhares deu início à manutenção das caixas secas construídas em propriedades rurais do município. Serão três frentes de trabalho: uma em São Rafael, que começou nesta quarta-feira (17/3), e na próxima semana os serviços iniciam no distrito do Farias e em São Francisco de Doutor Jones. As caixas secas são reservatórios escavados construídos às margens das estradas que têm a função principal de reter água da chuva e os sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais.

O diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, explicou que a manutenção, que é parte integrante do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, é necessária assim como a construção das caixas secas para preservação dos rios e dos carreadores, que são as estradas entre as plantações dentro das propriedades.

“Depois do período chuvoso as caixas encheram de sedimentos sólidos (terra) que cairiam nos rios. Portanto, é necessária a retirada para que as caixas secas armazenem os sedimentos e acumulem a água dos próximos períodos intensos de chuva, evitando assim a erosão e enxurradas, o assoreamento dos rios e também o desgaste das estradas”, destacou o diretor.

Para a manutenção das caixas secas, a Prefeitura de Linhares disponibiliza uma retroescavadeira e uma caçamba em cada uma das três frentes de trabalho. Além dos serviços de manutenção de 4,3 mil caixas secas em São Rafael, São Francisco de Doutor Jones e Farias, o serviço também será realizado em outras duas frentes de trabalho: em Pedrolândia e Desengano.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que até o momento a Prefeitura já construiu quase 6 mil caixas secas. “Juntas, as caixas secas têm capacidade para armazenar 243 milhões de litros d’água, ajudando na conservação das estradas, a melhorar o lenço freático e a segurar mais a erosão. O Programa Municipal de Conservação de Água e Solo também engloba a construção de barragens, a manutenção das nascentes, o manejo da irrigação, dentre outros, para melhorar as condições de trabalho das comunidades rurais, sempre focados na produção sustentável”, frisou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 21h13
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 20°
25°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas