CRIME PROXIMIDADE
Linhares sem Fome
Covid-19

Unidade Sentinela realizou quase 700 atendimentos no fim de semana

Do total de atendimentos, 282 pacientes realizaram testes para detectar a doença e 113 positivaram para o novo coronavírus

30/03/2021 12h04
Por: Redação ES 24 HORAS

Medida tomada pela Prefeitura de Linhares desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Unidade Sentinela 24 horas,  que funciona anexo ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Linhares ( HGL), têm garantido o atendimento a casos suspeitos, leves e moderados de Covid-19 e outras síndromes gripais, evitando o agravamento da doença e a internação hospitalar.

Neste fim de semana, a Unidade realizou 681 atendimentos  de pacientes que buscaram o local para consultas, e quando encaminhado por um profissional médico, a realização de testes para a Covid-19. Foram, em média, 227 atendimentos por dia, entre a sexta-feira, dia 26, e domingo, dia 28.

Do total de atendimentos no fim de semana, foram feitos, via encaminhamento médico, 282 testes e 113 pacientes foram diagnosticados com a Covid-19, numa média de 40% de casos positivados.

Há quase duas semanas, a secretaria municipal de Saúde de Linhares intensificou os atendimentos nas 35 unidades básicas, da sede e interior, para pacientes com sintomas da Covid-19. O paciente continua sendo atendido pela unidade referência do seu território e, em caso de suspeita, e estando dentro dos dias de sintomas, se o médico identificar a necessidade de realização do teste Swab (cotonete) encaminhará o paciente para um dos seis Polos ou na Unidade Sentinela para detecção da doença.

A medida visa descentralizar e desafogar os atendimentos da Unidade Sentinela, que funciona em anexo ao Hospital Geral de Linhares (HGL). Os testes sorológicos (de sangue) sempre foram e continuarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde, exceto as do interior do município.

A partir de agora, o paciente poderá ser direcionado para fazer o teste Swab, se houver indicação médica, além da Unidade Sentinela, para um dos seguintes polos: Bebedouro, Planalto, Santa Cruz, CAIC (Interlagos), Interlagos I e Lagoa do Meio.

As unidades/polos que realizam os testes funcionam como uma espécie de laboratório que atende somente os pacientes que estiverem com o pedido médico. Em seguida, com o resultado em mãos, o paciente retornará para sua unidade de saúde de referência para que médico avalie e siga com os protocolos.

“Priorizamos a busca ativa e o monitoramento dos grupos de risco: idosos, acamados, gestantes e pessoas com comorbidades crônicas. Aqueles com sintomas respiratórios são aconselhados a manter isolamento domiciliar ou, em casos mais moderados, a procurar uma das 35 unidades de saúde do município. Nas unidades de saúde, realizamos o acolhimento dos pacientes sintomáticos respiratórios na área externa da unidade, quando possível, e logo são encaminhados à sala de atendimento/ isolamento respiratório. A equipe seguirá o protocolo de atendimento e, se necessário, solicitará a testagem adequada, de acordo com a janela sorológica”, afirma a diretora de Saúde da Família da Prefeitura de Linhares, Gabriella Gois Campo Dall’orto Siqueira.

Os casos positivos são monitorados diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, o que possibilita intervenção precoce, se for necessário. A secretaria municipal de Saúde ressalta que pessoas com sinais e sintomas mais graves, como falta de ar, são encaminhadas para atendimento na Unidade Sentinela do HGL.

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, Linhares possui: 18.454 casos confirmados da doença; 17.476 pacientes curados clinicamente; 89 pacientes estão internados em hospitais de Linhares e 247 óbitos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 21h23
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 20°
25°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas