Linhares sem Fome
Brasil

Ministério aprova liberação comercial da vacina Sputnik V

Medida é anunciada pouco antes de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informar se autoriza importação do imunizante

26/04/2021 10h12Atualizado há 1 semana
Por: Redação ES 24 HORAS
Fonte: R7
O ministro Marcos Pontes durante coletiva sobre a Sputnik V: - (Foto: Leonardo Marques - ASCOM/MCTI)
O ministro Marcos Pontes durante coletiva sobre a Sputnik V: - (Foto: Leonardo Marques - ASCOM/MCTI)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) aprovou nesta segunda-feira (26), por meio da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), a liberação comercial da vacina de origem russa denominada Gam-COVID-VAC, conhecida popularmente como Sputnik V. A medida foi anunciada pouco antes de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informar se autoriza ou não a importação do imunizante.

Após apresentação de informações por parte da União Química, que é o laboratório autorizado para fazer a produção da vacina no Brasil, a CTNBio analisou os documentos complementares da empresa União Química e deliberou pela aprovação.

Na semana passada, a CTNBio deu início à análise de biossegurança dos dados apresentados pela farmacêutica em reunião extraordinária e solicitou dados complementares sobre o método de obtenção das linhagens dos adenovírus, e os respectivos mapas dos plasmídeos, que compõem a vacina Sputnik V.

De acordo com o ministério, em linhas gerais, para que qualquer organismo geneticamente modificado seja introduzido no mercado é necessário que seja liberado para uso comercial pela CTNBio como alguns tipos de vacinas, a exemplo da Sputnik V.

A aprovação pela CTNBio aconteceu dois dias antes do prazo final. Segundo o ministro Marcos Pontes, isso ocorreu porque "conselheiros, técnicos e servidores trabalharam até nos finais de semana".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 20h44
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 19°
24°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas