REFIS PML
Educação

Escola de Linhares inicia projeto para despertar a importância da preservação ambiental

Nessa primeira etapa haverá uma exposição de animais nativos feitos em fibra que são chamados de “Coleção Vidas da Mata Atlântica”

17/06/2021 18h07
Por: Redação ES 24 HORAS

O Ceim Olga Bortot Molina, no Canivete, em parceria com a Reserva Natural Vale darão início ao projeto institucional “Bichos de perto, bichos de longe, onde habitam?”. Nessa primeira etapa, que acontece nesta sexta-feira (18/6) e segunda-feira (21/06), haverá uma exposição de animais nativos feitos em fibra que são chamados de “Coleção Vidas da Mata Atlântica”.

A diretora da escola, Eliana Wagner Moreira, explicou que serão expostos animais como onça-pintada, jiboia, tatu-canastra e tamanduá-mirim. Por meio da exposição e exibição de vídeos educativos e de animais silvestres, a equipe de Educação Ambiental da Reserva Natural Vale, vai abordar assuntos como alimentação, características  dos animais e onde eles vivem.

“Nesse projeto vamos trabalhar o meio ambiente possibilitando que as crianças conheçam sobre os animais que estão cada vez mais longe do homem, por estarem ameaçados de extinção. O foco é despertar o desejo de preservação das espécies, o cuidado com o meio ambiente e entender a importância dos animais para a continuação da floresta”, explicou a diretora.

O projeto será dividido em três etapas. A segunda corresponde a doação de mudas, sendo a maior parte delas plantas frutíferas, que serão distribuídas aos alunos para que se faça o plantio e cultivo em casa, com a família. Nesse momento, as crianças vão conhecer sobre os tipos de plantas e os benefícios que trazem além da sombra e do fruto.

A terceira e última etapa do projeto, que se estenderá até dezembro, consiste na construção de uma horta na escola com orientação da Reserva Natural Vale, utilizando materiais reutilizáveis. A proposta da horta é trabalhar quais plantas são comestíveis e a importância de cada uma na alimentação.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou a importante de desenvolver projetos como este nas escolas. “Esses projetos são importantes para despertar na criança a consciência sobre a preservação ambiental e a necessidade de manter o cuidado como uma cultura. Que essa questão se estenda até às famílias e seja incorporada pela criança como algo de valor pra vida futura”, destacou a secretária.

O projeto “Bichos de perto, bichos de longe, onde habitam?” envolverá todos os alunos, incluindo os que estão estudando de casa, de forma remota, que terão acesso a vídeos, histórias e jogos com animais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Linhares - ES Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES
Atualizado às 20h28
21°
Nuvens esparsas Máxima: 26° - Mínima: 17°
21°

Sensação

22 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ripple
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias