23°

Chuva fraca

Vitória - ES

Colunistas Dignidade

Artigo: Por uma cidade que construa pontes, não muros - por Fabiano Fiuza Rangel

"Que nossa sociedade entenda a relevância e a importância de construir pontes, em vez de muros, com a população em situação de rua"

18/07/2021 às 13h59
Por: Redação ES 24 HORAS Fonte: Fabiano Fiuza Rangel
Compartilhe:
Foto meramente ilustrativa (Lucas Incas by Flickr)
Foto meramente ilustrativa (Lucas Incas by Flickr)

Nesta madrugada (sábado, dia 17), uma ação da prefeitura de Vitória sob um viaduto onde dormiam dezenas de amigos em situação de rua, na zona norte da cidade, indignou e machucou. A ação foi uma tentativa da gestão pública de expulsá-los do local recolhendo todos os pertences deles.

Mas o que mais nos indigna e machuca é saber que esse tipo de ação, infelizmente, é comum na nossa cidade. E se repete ano a ano, em todas as gestões.

As pedras sob o viaduto já foram grades, também na 2ª e 3ª pontes, para evitar que amigos em situação de rua se abrigassem no local. Já́ foram paralelepípedo, na zona norte, exatamente com a mesma intenção. Foram rampas, na zona sul, na tentativa de tornar o local desconfortável pra quem deitasse ali pra passar a noite.

No centro da cidade, Vitória já teve bancos de praça estrategicamente "decorados" com barras e ferro de forma a tornar impossível que alguém deitasse ali pra descansar.

E ações assim, infelizmente, não são exclusividade da gestão pública. Cada vez mais edifícios comerciais e residenciais instalam artifícios para expulsar do seu entorno SERES HUMANOS que estão em situação de rua: luzes piscantes, pontas de aço, dispositivos que esguicham água, etc.

Indigna e machuca!

AFASTAR, em vez de ACOLHER, nunca vai ser a resposta.

Nesta semana, e em todos os outros dias do ano, nosso desejo é por DESPERTAR. Da gestão pública, das empresas, das pessoas... Que nossa sociedade entenda a relevância e a importância de construir pontes, em vez de muros, com a população em situação de rua: SERES HUMANOS!

E que a gente não esqueça nunca que cada atitude nossa, no dia a dia, contribui para essa construção. E inspira outros a fazer o mesmo! Um olhar, um sorriso, uma palavra... contam. Fortalecem as pontes. Ajudam a derrubar os muros. E pouco a pouco tornam a cidade mais humana.

 Fabiano Fiuza Rangel tem 46 anos e participa de um projeto social com foco em moradores em situação de rua.

 

 

O que diz a Prefeitura de Vitória

Procurada por nossa equipe, a secretária de Assistência Social do município, Cintya Schulz, explicou que algumas ações são realizadas por diferentes órgãos e setores da Prefeitura e o que houve na última madrugada foi a limpeza de algumas áreas.

“Em alguns locais ermos da cidade, como embaixo da ponte, pessoas utilizam o espaço para a prática de atos como derreter fios de cobre furtados. O poder público atua nesse sentido, de recolher materiais, recolher lixo, mas não é nossa prática tomar bens pessoais de pessoas em situação de rua. Roupas, cobertores, colchões, não é nosso objetivo recolher tais peças. Apenas realizar uma limpeza local”, explicou a secretária.

Cintya informou ainda que o município conta com equipes de abordagens a pessoas em situação de rua onde são oferecidos serviços ligados à saúde, documentação, trabalho entre outros.

“Recentemente lançamos um serviço de acolhimento emergencial com capacidade para atender 40 pessoas, onde oferecemos ainda atendimento psicossocial. Lembrando que a pessoa em situação de rua precisa querer utilizar o serviço. O poder público não tem como obrigar ninguém a sair das ruas”, finalizou a secretária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória - ES
Vitória - ES
Sobre o município Notícias de Vitória - ES
Vitória - ES Atualizado às 11h17 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 22° Máx. 27°

Ter 25°C 20°C
Qua 23°C 19°C
Qui 23°C 18°C
Sex 23°C 17°C
Sáb 23°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias