27°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Educação Projeto

Alunos de escola do Pontal do Ipiranga criam projeto para lançamento de foguete

Os materiais utilizados foram garrafa pet, rolha de garrafa, papelão, tinta, cola, fita durex colorida, vinagre e bicarbonato

21/09/2021 às 13h45
Por: Redação ES 24 HORAS
Compartilhe:
Alunos de escola do Pontal do Ipiranga criam projeto para lançamento de foguete

Os alunos da Emef Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga, desenvolveram o projeto “Lançamento de Projétil”, conhecido popularmente por foguete, com alunos do 9° Ano do turno vespertino. Os materiais utilizados foram garrafa pet, rolha de garrafa, papelão, tinta, cola, fita durex colorida, vinagre e bicarbonato. O lançamento foi realizado na parte externa da escola.

O intuito do projeto foi tornar o aluno protagonista do processo e o professor o mediador do conhecimento, para agregar significância ao aprendizado, por meio do ensino Maker, ou seja, aquele em que o aluno aprende fazendo. A partir daí, foi proposto a construção de um projétil para realização de lançamentos.

“O desenvolvimento do projeto consistiu na explanação do conceito de uma Função do 2° Grau e seus elementos, desde a identificação e reconhecimentos dos coeficientes, o cálculo de uma função num ponto, zeros da função, e os elementos para marcação dos pontos principais do gráfico. Em seguida, para a continuidade do projeto, os alunos realizaram pesquisas dos materiais utilizados para a confecção do projétil e verificaram a disponibilidade deles na escola”, explicou o professor de Matemática, Rodrigo Leppaus de Araujo.

 A pedagoga Pollyanna Calmon Cavalcanti Silva explicou que os alunos de cada grupo do rodízio foram divididos em dois subgrupos e feita uma competição entre eles. Os alunos desenvolveram a construção dos foguetes e na última aula da semana foi feita a culminância com o lançamento do projétil com a participação das outras turmas convidadas para assistirem. 

 “A experiência foi bastante satisfatória onde pode-se trabalhar não somente elementos conceituais referentes à disciplina de Matemática, como também fatores socioemocionais, que refletem na convivência e no bom relacionamento entre os alunos e também entre professor e aluno”, relatou a pedagoga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Linhares - ES
Linhares - ES
Sobre o município Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES Atualizado às 13h09 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

Sáb 28°C 18°C
Dom 29°C 20°C
Seg 32°C 21°C
Ter 29°C 21°C
Qua 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias