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Procon-ES e EDP debatem melhorias no atendimento ao consumidor

Objetivo da ação é aumentar ainda mais os índices de resolutividade, minimizando transtorno para os consumidores.

24/09/2021 às 13h54 Atualizada em 24/09/2021 às 13h58
Por: Redação ES 24 HORAS Fonte: Secom Espírito Santo
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Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Representantes do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e da EDP Espírito Santo se reuniram, na tarde dessa quarta-feira (22), com o objetivo de traçar melhorias no atendimento ao consumidor capixaba.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, abriu a reunião ressaltando que o diálogo com as empresas é fundamental para a harmonização das relações de consumo. O objetivo do Procon Estadual é aumentar ainda mais os índices de resolutividade, minimizando transtorno para os consumidores.

“Discutimos a importância de mantermos um bom contato com as empresas, visando a dar feedbacks dos atendimentos realizados via ProconFone, respostas das Cartas de Informações Preliminar, às defesas e recursos administrativos recepcionados pelo órgão. Solicitamos também que a empresa apresente nas suas respostas às demandas dos consumidores a comprovação das alegações, por meio de laudos, fotos, entre outros”, explicou Athayde.

Durante o encontro, o Procon-ES salientou que não basta apenas o fornecedor dispor de um canal telefônico direto para comunicação com o Procon-ES, mas é preciso que haja empenho na resolução das demandas por esse canal.

“O ProconFone é uma excelente ferramenta para solução rápida e preliminar das demandas de consumo. Isso evita a abertura de processo administrativo e posterior aplicação de multa”, acrescentou Athayde.

Para a diretora jurídica do Procon-ES, Lara Helena da Rocha Souza, a reunião com o jurídico da EDP foi de suma importância, principalmente para o setor de atendimento.

“Destacamos a necessidade da empresa de se empenhar para solucionar as demandas de maneira preliminar, por meio do ProconFone. Além disso, é de grande valia manter esse tipo de contato com as empresas. Nosso objetivo é que o consumidor possa sair do atendimento com sua demanda solucionada. Mas, para isso, precisamos do empenho dos fornecedores", enfatizou a diretora jurídica do Procon-ES.

Ela contou também que os representantes da empresa EDP ficaram extremamente agradecidos pelos feedbacks dados pelo Procon-ES. “Ressaltaram que é de suma importância essa comunicação, para que a empresa possa melhorar a prestação de serviços à população capixaba”, informou Lara Souza.

Também participaram da reunião, representando o Procon-ES, o gerente de atendimento, Lucas Carneiro Costa, a assessora jurídica, Pravila Indira Knust Leppaus, e a atendente Jose Correa. Estiveram presentes os advogados da EDP Espírito Santo, Emanuel Teixeira Andrade e Diogo Antônio Pimentel.

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