23°

Chuva fraca

Vitória - ES

Geral Espírito Santo

Internas concluem curso profissionalizante em unidade prisional de Colatina

Ao todo, 20 mulheres receberam certificação do curso de Corte e Costura realizado pelo Procap.

30/09/2021 às 16h31 Atualizada em 01/10/2021 às 10h33
Por: Redação ES 24 HORAS Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) receberam, nessa quarta-feira (29), certificados do curso de Corte e Costura realizado pelo Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap). O curso, com carga horária de 200 horas, faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A capacitação aconteceu na fábrica do projeto "Costurando o Futuro", onde parte das 20 presas participantes já atua com a produção de uniformes destinados ao sistema prisional. Com a certificação, novos postos de trabalho serão concedidos para as internas participantes do curso profissionalizante. Além da qualificação profissional, os recursos do Procap permitiram a estruturação da oficina de costura, com a aquisição de maquinários.

A gerente de Educação e Trabalho da Secretaria da Justiça, Regiane Kieper do Nascimento, lembra que o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) foi o primeiro a abrir a turma de qualificação do Procap no Estado, que também implantou oficinas permanentes de tijolos ecológicos e de panificação em outras duas unidades. Regiane Kieper destacou ainda a importância da qualificação profissional no processo de ressocialização, visto que Colatina é um polo de confecções, e com o certificado em mãos e a experiência adquirida no sistema, poderão competir por uma vaga de trabalho após o cumprimento da pena.

“O projeto Costurando o Futuro, desenvolvido na unidade feminina de Colatina, gera postos de trabalho às detentas, que são responsáveis pela confecção de uniformes e roupas íntimas utilizados pelos custodiados do sistema prisional do Estado. Esse convênio nos permitiu realizar novas capacitações, profissionalizando as pessoas privadas de liberdade, além de estruturar as oficinas para continuidade dos projetos de ressocialização”, afirmou.

Para José Emílio, sócio da empresa responsável pela formação, “o sucesso dos cursos ofertados pela Múltipla, por meio do Procap, é o reflexo de uma excelente estrutura física e organizacional da Secretaria da Justiça do Espírito Santo, o que contribui significativamente para que o processo de ensino seja tão exitoso."

 

Uma das professoras do curso, Jania Ildete Queiroz Mendes Bassetti, se emocionou com a formação das internas certificadas. “Foi um momento lindo. Uma turma formada por muitos  talentos e dedicação”, disse.

O convênio do Procap foi assinado no ano de 2012, entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Sejus, para a implantação de três oficinas nas penitenciárias estaduais, com o intuito de profissionalizar as pessoas privadas de liberdade.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

[email protected]

%fim-post%

Internas concluem curso profissionalizante em unidade prisional de Colatina
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória - ES Atualizado às 11h17 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 22° Máx. 27°

Ter 25°C 20°C
Qua 23°C 19°C
Qui 23°C 18°C
Sex 23°C 17°C
Sáb 23°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias