25°

Muitas nuvens

Vitória - ES

Geral Memória

Relembre a grande enchente de 1979 e a solidariedade do povo linharense

Foram 35 dias de chuvas ininterruptas que causaram uma das maiores inundações já registradas no Espírito Santo

05/10/2021 às 09h59
Por: Redação ES 24 HORAS
Compartilhe:
Foto: Gildo Loyola / Jornal A Gazeta
Foto: Gildo Loyola / Jornal A Gazeta

Aqui temos uma imagem de Linhares durante a grande enchente de 1979 registrada pelas lentes do fotógrafo Gildo Loyola, de A Gazeta.

Foram 35 dias seguidos de chuvas intensas e contínuas que causaram inundações no Espírito Santo e em toda a porção leste do estado de Minas Gerais entre janeiro e fevereiro daquele ano.

Em meio ao caos e desespero, a solidariedade do povo linharense se destacou. Nas palavras do então arcebispo Dom João da Mota e Albuquerque: "Só o povo salva o povo".

Na foto temos uma visão do que hoje é o bairro Olaria, com a ponte sobre o Rio Pequeno ao fundo. O autor da foto, Gildo Loyola, explicou como fez a imagem:

“Eu estava em um avião de pequeno porte alugado pelos jornais O Globo e A Gazeta para sobrevoar as áreas afetadas. Agostinho Filho era jornalista da Sucursal Linhares, que sem comunicação utilizava a estação do PX Clube de Linhares para se comunicar com o jornal A Gazeta, em Vitória. Lá foi montada uma pequena estação de rádio PX para a comunicação com as áreas isoladas em Colatina e outros municípios. O Editor Chefe de A Gazeta à época era Nilo Martins. Foram semanas de muito trabalho duro na cobertura das enchentes”, relembrou Gildo.

Em nossa página no Facebook as pessoas relembraram aquele ano e reforçaram a maneira como a população lidou com a terrível enchente: "Como esquecer? Foram dias de muito trabalho, muitos deles sem dormir. Eu trabalhava no Centro de Atendimento Pediátrico de Linhares onde hoje é o IML, e na época tínhamos disponível 30 leitos infantil e chegamos a colocar mais de 50 crianças. Uma experiência que vou levar por toda minha vida", contou Luzia Alvarenga Cajueiro.

"Eu trabalhava no posto de gasolina na cabeça da ponte, acompanhei desde o primeiro dia", relembrou Valsni Silva.

"Na época eu era pequeno, lembro que eu morava perto do porto do bote, no Aviso, e a água veio embaixo do assoalho da casa de madeira que era alta", escreveu Marcos Pimenta..

Conheça também nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/memorexlinhares

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Linhares - ES
Sobre o município Notícias de Linhares - ES
Memorex Linhares
Memorex Linhares
Sobre No Memorex Linhares a história da cidade nunca acaba. Fotos antigas, relatos de moradores, points que foram verdadeiras febres no passado ganham vida novamente com um relato que deixa qualquer um com saudades daqueles tempos. Curta, comente, participe também. Vamos ajudar a manter viva a história de Linhares.
Vitória - ES Atualizado às 09h35 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 27°

Ter 25°C 20°C
Qua 23°C 19°C
Qui 23°C 18°C
Sex 23°C 17°C
Sáb 23°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias