25°

Muitas nuvens

Vitória - ES

Geral Habitação

Regularização fundiária: Prefeitura entregará 80 novos títulos a moradores do Santa Cruz neste domingo

O projeto de regularização fundiária visa reverter o atual padrão excludente de crescimento urbano e melhorar as condições de vida da população que vive em assentamentos informais

14/10/2021 às 17h20
Por: Redação ES 24 HORAS
Compartilhe:

A escritura lavrada e registrada do terreno se torna realidade para mais 80 famílias do bairro Santa Cruz. A entrega dos novos títulos será realizada neste domingo, dia 17, às 8 horas, na Emef Zeferino Batista Fiorot. Até o momento, outras 300 famílias já foram atendidas no projeto de regularização fundiária “Nossa Cidade + Legal”, que é referência no Espírito Santo.

No total, são 700 escrituras que serão entregues a moradores do bairro. As equipes de regularização fundiária da Prefeitura também atuam no antigo Pó do Shell e do balneário Pontal do Ipiranga.

O projeto de regularização fundiária faz parte das ações da Prefeitura de combate à exclusão e à desigualdade social, assegura o uso e a ocupação do solo de forma organizada e melhora as condições de vida da população dos assentamentos informais.

Com a escritura em mãos, o proprietário do imóvel garante a propriedade do terreno onde sua casa foi construída, além do acesso a financiamento bancário e crédito no comércio, possibilitando a realização de melhorias habitacionais e/ou abertura de micro/pequenas empresas, e acesso ao endereço oficial.

Até chegar à entrega da escritura, o processo passa por várias etapas como levantamento topográfico, cadastro socioeconômico, sensibilização e conscientização da comunidade, estudo urbanístico do bairro, elaboração, aprovação e registro da planta de parcelamento, emissão e registro das escrituras nos cartórios.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, entregar escrituras lavradas e registradas reforça o compromisso com a habitação digna. "Ter o título do terreno representa segurança para essas famílias que lutaram para construir suas casas e hoje têm isso registrado e reconhecido juridicamente".

A Procuradora Geral do Município, Nádia Lorenzoni Menelli, ressaltou a importância da regularização fundiária. "Quando entregamos as escrituras lavradas e registradas, proporcionamos segurança jurídica às famílias porque há o reconhecimento de uma ocupação consolidada e atendemos a uma expectativa dessas comunidades visando assegurar a propriedade dos lotes a elas".

Todos os processos são conduzidos pela Procuradoria Geral do Município (PGM), em parceria com os cursos de Direito da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e da Faculdade Pitágoras de Linhares.

 

Sobre o projeto

O projeto de regularização fundiária visa reverter o atual padrão excludente de crescimento urbano e melhorar as condições de vida da população que vive em assentamentos informais, com suporte jurídico na Lei Federal 13.465/2017, a qual dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana.

Como regularização refere-se a ato passado, o marco temporal para aplicação do projeto é da publicação da Lei (11/07/2017). Ainda, o Decreto Municipal nº 1.258/2018, que institui a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), no bairro Santa Cruz, estabeleceu requisitos para recebimento dos títulos, além do Decreto nº 1.257/2017 que fixou que a gratuidade será concedida às famílias com renda familiar de até três salários mínimos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Linhares - ES
Sobre o município Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES Atualizado às 10h57 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

Ter 25°C 20°C
Qua 23°C 19°C
Qui 23°C 18°C
Sex 23°C 17°C
Sáb 23°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias