27°

Muitas nuvens

Vitória - ES

Saúde Prevenção

Outubro Rosa: paciente da Unidade de Saúde do Planalto testemunha importância do exame preventivo

Além das palestras e sorteio, as mulheres contaram com a presença da Unidade Móvel de Saúde do Naps para testes rápidos

20/10/2021 às 18h31
Por: Redação ES 24 HORAS
Compartilhe:
Outubro Rosa: paciente da Unidade de Saúde do Planalto testemunha importância do exame preventivo

Neste mês da Campanha Outubro Rosa, de conscientização da prevenção do câncer de mama e colo de útero, um exemplo da importância do diagnóstico precoce vem de uma paciente da Unidade de Saúde do Bairro Planalto. Ao participar da programação desenvolvida pela Unidade nesta quarta-feira (20), Valdete Foresti, 50 anos, informou que conseguiu detectar um nódulo nos seios através do exame preventivo.

“O caroço estava muito pequeno e foi detectado no diagnóstico precoce. Como eu descobri o problema bem no início, foi muito pequeno o pedaço que precisei retirar da mama”, testemunhou. E complementou: “Aconselho todas as mulheres a investir na prevenção, no diagnóstico precoce”. Ela fez a cirurgia há 20 dias e agora dá sequência ao tratamento.

Caroline Alves Macedo, uma das enfermeiras da Unidade do Planalto, havia acabado de apresentar a palestra “Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero” para várias mulheres, e aproveitou para lembrar os serviços que estão à disposição em todas as Unidades de Saúde do município. Segundo ela, as mulheres precisam realizar o exame preventivo anualmente e ter as mamas inspecionadas pelos profissionais durante o procedimento. “Isso vai garantir a prevenção, e, em caso de diagnóstico positivo, elas têm maior possibilidade de cura”, disse.

Na parte da manhã, o dentista Josimar Sartório apresentou a palestra “A Importância da Saúde Bucal”. “Neste mês de conscientização, é bom informar que a saúde bucal interfere diretamente na saúde em geral das pacientes em tratamento de câncer”, esclareceu. Ele falou sobre técnica de escovação, uso do fio dental e prevenção do câncer de boca.

Dona Maria Torezani assistiu as apresentações e classificou como muito úteis os ensinamentos dos profissionais. Ela saiu mais feliz ainda porque foi uma das contempladas com os brindes sorteados.

Na programação de hoje na Unidade do Planalto, além das palestras e sorteio, as mulheres contaram com a presença da Unidade Móvel de Saúde do Naps para testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids, Sífilis, Hepatite B e C). Outro serviço oferecido foi a solicitação de exames de mamografia. O evento foi ainda abrilhantado com os músicos Claudinho Liris e Anderson Mause.

As unidades dos bairros Nova Esperança e Bethânia também desenvolveram programação especial nesta quarta-feira dentro da Campanha Outubro Rosa. O calendário segue até o dia 30 deste mês

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Linhares - ES
Linhares - ES
Sobre o município Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES Atualizado às 17h38 - Fonte: ClimaTempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

Qui 27°C 20°C
Sex 26°C 19°C
Sáb 26°C 18°C
Dom 27°C 19°C
Seg 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias