27°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Geral Espírito Santo

Cerimônia marca formatura de 23 capitães da Polícia Militar do Espírito Santo

Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) foi realizada no Palácio Anchieta, com presença do governador Renato Casagrande.

12/11/2021 às 08h43 Atualizada em 12/11/2021 às 08h56
Por: Redação ES 24 HORAS Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Hélio Filho/Secom
Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (11), a formatura de 23 capitães que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A cerimônia de formatura do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Policial Militar e Segurança Pública foi realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença de autoridades civis e militares.

Após sete meses de curso, em que foram ministradas cerca de 20 disciplinas, dentre elas Teoria Política e Gerenciamento de Crises Policiais, Ciclos de Palestras, além de atividades complementares e um trabalho monográfico. Uma das monografias foi aprovada para compor o 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores na área de Segurança Pública. Os militares cumpriram a carga horária exigida (491 horas), integralmente ministradas na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM).

Em sua fala, o governador do Estado, Renato Casagrande, saudou os formandos e citou a importância da discussão sobre a área da segurança pública. “Fico feliz em poder ouvir pronunciamentos que têm consistência e tratam do tema com profissionalismo. Essa semana comemoramos os dez anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Estamos formando profissionais com muita capacidade de enfrentar desafios grandes. A redução da violência é um desafio presente para nós. Já avançamos, mas precisamos avançar muito mais”, pontuou.

Casagrande lembrou que o Espírito Santo saiu do topo do ranking de homicídios no País em 2009, melhorando sua posição desde a implementação do programa em 2011, ainda durante sua primeira gestão. “Trabalho como governador e vocês trabalham como profissionais de segurança. Todos nós com a missão de diminuir esses índices de violência. Defendo a continuidade de políticas públicas e com a segurança pública não é diferente. Com o trabalho que estamos realizando, em mais quatro a seis anos poderemos figurar entre os cinco estados menos violentos do Brasil”, afirmou.

O governador concluiu: “Independentemente de quem esteja no Governo, é preciso que dê sequência nos trabalhos. A educação é o caminho para reduzir a violência e não podemos colocar nos ombros dos policiais toda a responsabilidade da redução da criminalidade. A segurança pública é um conjunto de ações”.

Por meio do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, os militares tiveram uma requalificação profissional e aprimoraram o aprendizado em várias áreas do conhecimento, como a Social, Jurídica e Gestão. Agora, os capitães da PM retornam às suas unidades de origem e para colocar em prática o saber internalizado e debatido ao longo da jornada acadêmica, já qualificados para serem promovidos ao posto de major e assumirem funções de Oficial Superior.

Para o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a Instituição prospera nos seus processos de governança, no sentido de prestar serviços ainda mais aprimorados à sociedade capixaba, deixando para trás práticas analógicas ou empíricas, segundo um caminho de planejamentos mais estratégicos e digitais. “O Governo do Estado e a Polícia Militar reforçam o compromisso de continuar investindo não somente na instrumentalização de insumos, mas fundamentalmente na capacitação e valorização dos nossos recursos humanos, trazendo, consequentemente, enormes benefícios para o cidadão, que é a razão maior dos nossos esforços”, ressaltou.

Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Cerqueira; o deputado estadual Coronel Alexandre Quintino; além de oficiais militares e familiares dos formandos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória - ES Atualizado às 12h48 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

Sáb 28°C 18°C
Dom 29°C 20°C
Seg 32°C 21°C
Ter 29°C 21°C
Qua 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias