26°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Geral Consciência Negra

Capital do Espírito Santo é transferida simbolicamente para São Mateus

O ato realizado no Dia Nacional da Consciência Negra está previsto na Lei Estadual nº 8.790/2007 e faz parte da programação da SEDH para o Novembro Negro.

20/11/2021 às 15h03 Atualizada em 20/11/2021 às 16h02
Por: Redação ES 24 HORAS Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Amanda Cruz Merlo/Prefeitura de São Mateus
Foto: Amanda Cruz Merlo/Prefeitura de São Mateus

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, participou, neste sábado (20), da transferência simbólica da Capital do Espírito Santo para o município de São Mateus. O ato realizado no Dia Nacional da Consciência Negra está previsto na Lei Estadual nº 8.790/2007 e faz parte da programação da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) para o Novembro Negro. A solenidade aconteceu na Comunidade Quilombola de Divino Espírito Santo.

“O ato da transferência da Capital ocorrer em uma comunidade quilombola é muito significativo e também histórico. É importante destacar que no território de São Mateus viveu Zacimba Gaba, mulher negra que lutou, resistiu e libertou muitas pessoas que foram escravizadas. Foi também onde atracou o último navio negreiro que chegou ao Brasil e onde há uma grande população negra. Que possamos lutar dia a dia contra o racismo, que sejamos antirracistas e possamos transformar nossa sociedade em um espaço realmente democrático, justo e igualitário”, afirmou Nara Borgo.

O subsecretário de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Wilton Pires Júnior (Professor Júnior Bola), destacou que o município é muito representativo para a comunidade negra no Espírito Santo. “Em São Mateus, temos uma diversidade cultural muito rica com o ticumbi, jongo e outras tradições que são preservadas. Nosso povo ajudou a construir o País em que vivemos, mas o ideal ainda está longe de ser alcançado, por isso a importância de falarmos sobre consciência negra”, disse.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia Conceição de Oliveira, enfatizou que a transferência simbólica da Capital é importante por causa do resgate cultural que se faz desse território. “Essa ação representa o reconhecimento a toda história do povo negro para os capixabas. É importante fomentar as políticas públicas para a população dessa cidade que tem uma representação tão grande para nosso Estado”, pontuou.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra relembra, por meio de ações em todo Brasil, a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei nº 12.519 já no ano de 2011.

Em razão das celebrações pelo mês da Consciência Negra, a SEDH preparou uma agenda especial, que teve início no último dia 11 de novembro e segue até 29 de novembro.Clique AQUI para conferir.

Capital do Espírito Santo é transferida simbolicamente para São Mateus
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Capital do Espírito Santo é transferida simbolicamente para São Mateus
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Capital do Espírito Santo é transferida simbolicamente para São Mateus
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Mateus - ES
Sobre o município Notícias de São Mateus - ES
Vitória - ES Atualizado às 13h49 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

Sáb 28°C 20°C
Dom 29°C 20°C
Seg 32°C 20°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias