29°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Saúde Vacinação

Linhares terá vacinação contra Covid-19 e gripe nesta sexta-feira e sábado de Natal

As unidades de saúde de Bebedouro e Planalto irão funcionar nos dois dias das 7 às 19 horas

24/12/2021 às 12h50
Por: Redação ES 24 HORAS
Compartilhe:
Linhares terá vacinação contra Covid-19 e gripe nesta sexta-feira e sábado de Natal

Linhares quer ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 e contra a gripe e decidiu abrir duas unidades básicas de saúde nesta sexta-feira (24) e sábado de Natal (25). As salas de vacinação das unidades do distrito de Bebedouro, no interior do Município, e do bairro Planalto irão funcionar normalmente, das 7 às 19 horas.

Nessas unidades, as pessoas podem se vacinar com as doses D1, D2 e D3, além da vacina contra a Influenza, sem precisar agendar horário. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Os intervalos para a aplicação da vacina contra a Covid-19 entre a segunda e terceiras doses são os seguintes: acima de 60 anos, o ciclo é de três meses. Abaixo de 60 anos e acima de 18 anos, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço (D3) é de quatro meses.

Vale relembrar os ciclos da vacinação entre a primeira e segunda doses. A aplicação da segunda dose deve respeitar os intervalos que seguem:  imunizante Astrazeneca, ciclo de 56 dias; Coronavac, 28 dias; Pfizer, ciclo de 56 dias. Em Linhares, 21 mil pessoas não retornaram as unidades de saúde para receber a segunda dose dos imunizantes.

 

Vacinados Covid-19 em Linhares

O município de Linhares aplicou até agora 268.353 doses da vacina contra a Covid-19. A primeira dose foi aplicada em 137.888 pessoas. A segunda dose em 107.442. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 23.023 pessoas.  Os números da dose única são sempre considerados para primeira e segunda doses.

Com isso, 96,7% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Linhares. O percentual acima de 18 anos atinge 98,1%. Os vacinados com a segunda dose alcançam 84,2%. Terceira dose (D3), ou dose de reforço, 13%.

A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), é de 143.236 pessoas. A referência é fornecida pelo Ministério da Saúde.

 

Influenza

Com avanço do número de casos de H3N2 no Espírito Santo, a secretaria municipal de Saúde de Saúde de Linhares ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1. Nas mesmas unidades, Planalto e Bebedouro, a vacina também será aplicada das 7 às 19 horas.

Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto ou CPF, e a carteira de vacinação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Linhares - ES
Linhares - ES
Sobre o município Notícias de Linhares - ES
Vitória - ES Atualizado às 14h34 - Fonte: ClimaTempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 29°

Dom 31°C 22°C
Seg 32°C 21°C
Ter 30°C 23°C
Qua 32°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias