29°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Saúde Cuidados com a pele

Hospital LMC vai às praias de Guriri e Pontal do Ipiranga para alertar sobre o câncer de pele

Ação educativa com a orientação de profissionais de saúde, entrega de protetor de solar e viseiras será realizada nos dias 8 e 15 de janeiro

04/01/2022 às 16h08
Por: Redação ES 24 HORAS
Compartilhe:
Foto: Creative Commons
Foto: Creative Commons

O verão é a estação mais festejada pelos capixabas e é o convite perfeito para curtir a praia, piscina, lagoa e outros locais refrescantes, mas é preciso atenção redobrada para não descuidar da pele. A exposição excessiva ao sol é a considerada a principal causa do câncer de pele, o tipo mais comum da doença entre a população brasileira. 

Para alertar sobre os cuidados e o combate ao câncer de pele, o Linhares Medical Center (LMC) vai realizar ações de conscientização e educação em dois dos destinos mais procurados pelos veranistas nesta estação: a praia de Guriri, em São Mateus, e Pontal do Ipiranga, em Linhares. 

Equipes de saúde do LMC estarão em Guriri, no dia 8 de janeiro, e em Pontal do Ipiranga, no dia 15 de janeiro, sempre das 8 às 14 horas, para orientar e esclarecer dúvidas sobre os sinais e sintomas da doença, além de distribuir impressos com dicas de prevenção sobre o câncer de pele, sachês de protetores solares e viseiras. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Quando descoberto no início, as chances de cura são superiores a 90%. 

O Dr. Marco Antonio Santos Oliveira, da cirurgia oncológica do LMC, alerta que os principais sinais e sintomas de câncer não melanoma são a presença de manchas com crescimento rápido, que não cicatrizam, coçam, ardem, descamam ou sangram. 

Ele explica ainda que a doença tem grandes chances de cura, mas é preciso estar atento aos sinais e tratar adequadamente as lesões. Ao detectar manchas ou sinais suspeitos, deve-se consultar imediatamente o especialista, pois o diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento. 

“As manchas ou lesões geralmente surgem em áreas muito expostas ao sol como rosto, pescoço, orelhas e braços. Quando identificadas precocemente, essas lesões são facilmente retiradas, mas quando negligenciadas elas podem crescer e precisam ser retiradas em cirurgias algumas vezes mutiladoras”, explica o médico. 

 

Confira as recomendações da equipe oncológica do LMC: 

1 – Filtro solar

Intensifique o uso do filtro solar, que deve ser aplicado diariamente. De preferência, usar o Fator de Proteção Solar 15, 20 ou 30, dependendo do grau de exposição solar. Se estiver na praia, o FPS deve ser mais elevado. Não se esqueça de reaplicar o produto a cada duas horas, pois o mormaço também queima. 

2 – Protetor labial

Os lábios também ficam expostos aos raios ultravioletas, portanto, é preciso usar protetor solar labial de boa qualidade. 

3 – Controle o relógio

Importante evitar a exposição solar entre 10h e 16h. Crianças e adolescentes devem evitar a superexposição ao sol, para reduzir o risco de melanoma na fase adulta. 

4 – Use roupas leves

Dê preferência às roupas de algodão ou as que têm proteção UV, que absorvem o calor e o suor. Não use tecidos sintéticos, pois retêm o calor. Sempre que puder, use camisa/blusa de mangas longas. 

5 – Acessórios são fundamentais 

Chapéus de abas largas protegem a cabeça e o rosto da irradiação do sol. Use e abuse dos óculos de sol, mas verifique se são de boa procedência e que tenham filtro de proteção solar/UV.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória - ES Atualizado às 15h15 - Fonte: ClimaTempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 29°

Dom 31°C 22°C
Seg 32°C 21°C
Ter 30°C 23°C
Qua 32°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias