21°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Polícia Crime

Cemitérios municipais de Aracruz são alvos de roubos e vandalismo

Com o objetivo de coibir a ação, inicialmente foram disponibilizados três pontos de câmeras de videomonitoramento nos cemitérios São João Batista, Jardim da Colina e do bairro Itaputera

04/05/2022 às 10h51
Por: Redação ES 24 HORAS
Compartilhe:
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Alguns cemitérios públicos do município de Aracruz vêm sendo alvos de roubos de peças de bronze dos túmulos, mas, infelizmente, essa não é uma realidade exclusiva do município, o que pode ser constatado nos noticiários estaduais e nacionais que, em visitas, familiares constatam e relatam a falta de letreiros, molduras de fotos, entre outros.

Siga a gente também no Instagram

A Prefeitura já está agindo para que esses locais estejam mais seguros. Com o objetivo de coibir a ação, inicialmente foram disponibilizados três pontos de câmeras de videomonitoramento nos cemitérios São João Batista, Jardim da Colina e do bairro Itaputera.

Os locais contam, também, com a presença de coveiros durante a semana, no período aberto à visitação, das 7h às 17h, além da equipe da guarda patrimonial que faz rondas todos os dias em horários alternados. 

“A atual gestão está buscando alternativas para que os casos de roubo diminuam, haja vista que os atos acontecem nos períodos noturnos. Os portões de todos os cemitérios municipais são fechados após às 17 horas. Vandalismos, depredações e roubos são um retrocesso e total falta de respeito com aqueles que já se foram. Já fizemos um levantamento das necessidades de cada cemitério e começamos a atuar para que novos casos não sejam registrados, como melhoria na iluminação pública (troca para LED), entre outros”, disse o secretário de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Almir Vianna. 

 

Penalidades e denúncias

Danificar, inutilizar e deteriorar coisa alheia é crime. Quem provoca danos ao patrimônio público é enquadrado no Artigo 163 do Código Penal Brasileiro (CPB). A punição prevista para esse crime é a detenção, que varia de seis meses a três anos, além de multa. Já em caso de furto - Artigo 155 do CPB -, a pena é de reclusão de um a quatro anos, e multa, e pode ser aumentada em um terço se o crime é praticado durante o repouso noturno.

Para denunciar furto ou atos de vandalismo contra o patrimônio público no município, basta entrar em contato com a Polícia Militar através do número 181 ou 190. Sua denúncia pode ser feita de forma anônima. 

 

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aracruz - ES
Aracruz - ES
Sobre o município Notícias de Aracruz - ES
Vitória - ES Atualizado às 19h39 - Fonte: ClimaTempo
21°
Nuvens esparsas

Mín. 19° Máx. 24°

Seg 23°C 16°C
Ter 25°C 14°C
Qua 30°C 15°C
Qui 27°C 16°C
Sex 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias