O aplicativo Telegram suspendeu nesta semana o funcionamento de um dos principais grupos de apoio ao presidente presidente da República, o “Super Grupo B-38 Oficial”, que tinha mais de 60 mil usuários e era uma das principais comunidades bolsonaristas no Telegram.
Siga a gente também no Instagram
Um aviso público da empresa bloqueia o acesso ao grupo e cita a disseminação de conteúdo ilegal.
“Desculpe, este grupo está temporariamente inacessível para dar aos administradores tempo para remover as mensagens de usuários que postaram conteúdo ilegal. Vamos reabrir o grupo assim que a ordem for restaurada”, diz o comunicado.
O grupo suspenso era foco de desinformação (fake news) e havia sido criado por militares da reserva no Recife para apoiar a campanha de Jair Bolsonaro (PL) em 2018.
Como mostrou o podcast Cabo Eleitoral, da Folha de S.Paulo, o B38 tem representantes pelo país, site e reúne uma militância organizada.
A medida é adotada após o Telegram ter feito mudanças nos seus termos de uso. O aplicativo assinou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, em março, no qual se comprometeu com um programa de combate às fake news.
Mín. 16° Máx. 27°