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Saúde na terceira idade: 6 dicas para fortalecer a imunidade dos idosos

É fundamental que as pessoas idosas cuidem da imunidade para desfrutar dessa fase da vida com bem-estar e qualidade de vida. Confira as dicas de um especialista

19/05/2022 às 08h59
Por: Redação ES 24 HORAS
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Foto: Brandon Roberts / Creative Commons
Foto: Brandon Roberts / Creative Commons

Chegar à terceira idade com saúde e vitalidade é um privilégio que muitos podem desfrutar, mas o processo de envelhecimento traz limitações e condições que favorecem o surgimento de doenças. Por isso, é fundamental cuidar da imunidade para que o idoso desfrute dessa fase com bem-estar e qualidade de vida.

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“O envelhecimento é diferente para cada indivíduo e cada um desenvolve habilidades e limitações que dependem de diversos fatores, como condições de saúde, idade, estilo de vida, entre outros. Por isso, é fundamental fazer boas escolhas que irão contribuir para fortalecer o sistema imunológico”, afirmou o médico geriatra Gustavo Genelhu. 

 

Confira 6 dicas para aumentar a imunidade na terceira idade.

1-   Atividade física: Ainda há quem acredite que começar uma atividade física na terceira idade é perda de tempo, mas isso não é verdade. A prática de exercícios ajuda na imunidade, pois contribui para a saúde física e mental. Mas atenção: é preciso que o exercício seja liberado pelo médico e tenha o acompanhamento de um educador físico.

2-   Abandone vícios ou velhos hábitos: Alguns vícios podem comprometer seriamente a saúde do idoso. O tabagismo e o etilismo estão entre os piores, mas alguns outros hábitos também comprometem o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a imunidade, como o hábito de comer muito doce, tomar remédios por conta própria, entre outros.

3-   Beba bastante líquido: A hidratação é uma grande aliada da imunidade. Na terceira idade, é comum sentir menos calor e menos sede e, com isso, há uma tendência em beber menos água. Por isso, fique atento: tome água mesmo sem sentir sede ou calor. Carregue sempre uma garrafinha para lembrar de se hidratar.

4-   Dormir bem: Uma boa noite de sono contribui para a saúde física e mental, já que um corpo descansado fica mais forte e disposto para se alimentar e fazer exercícios, entre outras atividades saudáveis. E a imunidade sai ganhando!

5-   Mantenha o peso ideal: A obesidade é uma grande inimiga da saúde. Se estiver acima do peso, é importante conversar com seu geriatra para que seja iniciado um tratamento, que geralmente inclui acompanhamento nutricional e até medicamentoso, se assim for necessário.

6-   Boa alimentação: Além de nutrir o corpo, uma boa alimentação contribui para fortalecer as defesas do organismo, evitando assim, o surgimento ou o agravamento de doenças. Opte por alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, que devem ser consumidos diariamente.

 

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