A manhã desta quinta-feira (13) foi marcada por momentos de emoção e alegria, no bairro Bonfim. A Prefeitura de Vitória realizou a entrega do Aluguel Social para duas moradoras da capital: Ana Loyola, de 59 anos, e Beatriz de Jesus Cândida, de 37 anos.
Ana vive sozinha em um imóvel interditado por risco estrutural. A surpresa da entrega comoveu a munícipe, que não conteve as lágrimas ao receber a notícia.
"Receber esse benefício é uma bênção. Minha casa estava em risco, e eu moro sozinha. Tenho problemas nos joelhos, então subir e descer aqui nunca foi fácil. Muitas vezes precisei pedir ajuda para carregar minhas coisas. Agora, com essa oportunidade, minha vida vai melhorar", disse Ana, emocionada.
A Defesa Civil municipal constatou que o imóvel onde residia apresentava condições críticas, com alto risco geológico (R3). A casa, de baixo padrão construtivo, possuía estrutura comprometida, com paredes de madeira apodrecidas e telhado de fibrocimento. Diante da situação, foi lavrado o auto de interdição e iniciado um processo administrativo para enquadramento em programa de habitação.
Desempregada há mais de dez anos e impossibilitada de exercer atividade laboral devido a dores nos joelhos, Dona Ana tem como única fonte de renda o benefício do Programa Bolsa Família. Mãe de quatro filhos, ela reside sozinha desde que o filho foi acautelado no sistema prisional há mais de três anos. Suas duas filhas moram no Rio de Janeiro, enquanto o outro filho reside no município da Serra.
Já Beatriz reside com seu companheiro e os seis filhos. Nenhum dos dois exerce atividade laboral, sendo o sustento da família também oriundo do benefício do Bolsa Família. A Defesa Civil municipal constatou que o imóvel apresentava risco estrutural crítico e estava localizado em área de risco geológico alto. Mediante a situação do imóvel, o mesmo foi interditado e a moradora foi inserida no programa habitacional.
A entrega do benefício contou com a presença do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita, Cris Samorini, e do vereador João Flávio, além de equipes técnicas da Prefeitura.
"A Prefeitura está presente em todos os cantos da cidade, especialmente nas áreas que mais necessitam de atenção. Hoje, estamos aqui na casa da dona Ana para trazer essa grande conquista. Dona Ana, esse é um momento de alegria e esperança. Agora é hora de celebrar essa nova etapa!", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Cris Samorini também reforçou a importância do trabalho social. "Conhecer de perto a história da dona Ana e suas dificuldades nos mostra que estamos no caminho certo ao implementar políticas públicas que fazem diferença na vida das pessoas", afirmou.
O vereador João Flávio ressaltou a importância dessa conquista para a comunidade do Bonfim. "Por muitos anos, os moradores da parte alta do Bonfim ouviram promessas que nunca se concretizaram. Mas eu sempre disse para dona Ana que a realidade mudaria. Hoje, essa família está sendo beneficiada, e isso é prova do compromisso da gestão municipal com essa região", destacou.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em garantir melhores condições de vida para a população em situação de vulnerabilidade, proporcionando dignidade e segurança habitacional para aqueles que mais precisam.
Mín. 24° Máx. 29°