Está na hora de cair na estrada. Depois da estreia na cidade de Vitória, o Cultura em Toda Parte 2022 chega à cidade de Baixo Guandu, nos dias 18, 19 e 20 de março. Será uma programação composta por 12 apresentações artísticas, que acontecerão na praça Getúlio Vargas, e seis atividades de formação, divididas entre a Secretaria de Cultura do município, o auditório da Prefeitura de Baixo Guandu, o Caminhão do Cultura em Toda Parte, além de escolas municipais da região. Toda a programação é gratuita.
Depois da primeira edição on-line, em 2021, o projeto assume um caráter itinerante e percorrerá presencialmente dez cidades do Espírito Santo, envolvendo as cinco regiões do Estado, durante dez finais de semana. A programação da Região 2, que compreende as regiões central e sul, é gerida pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), que é responsável por 100 ações, sendo 70 apresentações artísticas e 30 atividades de formação, em cinco municípios e cinco finais de semana.
“O Cultura em Toda Parte é um projeto idealizado pela Secretaria da Cultura, a Secult, e tem como principal objetivo jogar luz sobre o trabalho dos artistas que produzem no Espírito Santo. Esta seleção apresenta o talento dos artistas do Estado, profissionais que enriquecem a cultura local. Além disso, o evento tem como pilar a formação, com oficinas e palestras, que promovem o intercâmbio entre a cultura e a educação”, disse Lucia Caus, diretora do Instituto Brasil de Cultura e Arte.
As atividades respeitam os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa). Além disso, todos os participantes precisam comprovar a vacinação contra a Covid-19 para se apresentar.
Apresentações
As atividades artísticas da caravana do Cultura em Toda Parte na Região 2 começam no dia 18 de março e prosseguem até o dia 20 de março. A cidade-sede é Baixo Guandu e a programação foi desenvolvida com o objetivo de atingir toda a microrregião centro-oeste, que inclui os municípios de Alto Rio Novo, Colatina, Governador Lindenberg, São Gabriel da Palha, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Valério.
A programação apresenta um recorte da produção cultural do Espírito Santo, com shows musicais de diversos gêneros, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual, reafirmando a pluralidade e a criatividade dos artistas locais. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.
Quem abre o evento nesta sexta-feira (18), às 15 horas, são as apresentações de teatro lambe lambe “A Orca e sua Amiga Foca”, com Gabriel Pontes Fonseca Ferreira; e “O Polvo e o Plástico”, de Ana Claudia Souza Fonseca Ferreira, que serão realizadas em escolas municipais de Baixo Guandu e voltadas para o público infantil.
Depois, a partir das 18 horas, na Praça Getúlio Vargas, as apresentações continuam com o espetáculo infantojuvenil “Cardume de Aventuras”. Na sequência, acontece a exibição da Mostra de Videoclipes, com dez produções que unem música e audiovisual. A noite será encerrada com o show da dupla de instrumentistas Washington Vieira e Claudio Lyra.
No sábado (19), é o dia da música no Cultura em Toda Parte 2022. Quem abre a programação é a dupla Renato Sabaini e Marcos Penitenti, que traz a MPB para o palco do evento. Logo após, o sertanejo romântico toma conta da praça Getúlio Vargas, com o cantor Elias Wagner, que em 20 anos de estrada já teve músicas gravadas por Amado Batista. O sertanejo continua ditando o ritmo, com o show da cantora Dayane Rosa. A noite será fechada com a animação do forró de Eder de Oliveira.
No domingo (20), as apresentações começam a partir das 14 horas, com a contação de histórias “Um Cesto de Histórias”, com Brenda Caetano Perim. Logo após, a música é quem dita o tom, com os shows “Músicas Tristes Que te Fazem Feliz”, do cantor Margozzo, e a apresentação da cantora Alinne Garruth. Fechando o circuito de Baixo Guandu, a dança indígena do Grupo Guerreiros Tupinikim.
Oficinas e palestras
Além das apresentações artísticas, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 apresenta 30 atividades de formação, divididas entre as cidades-sedes do evento. Em Baixo Guandu, acontecerão quatro oficinas e duas palestras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário do Google [encurtador.com.br/aAGI8]. São 15 vagas para cada oficina e 30 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas.
As oficinas e palestras abordam assuntos em diversas áreas, com foco na cultura. Os inscritos poderão realizar formações nos campos da fotografia, escrita, leitura, teatro, da botânica e da captação de recursos. A fotógrafa Thais Gobbo vai tratar de questões técnicas e do olhar fotográfico na oficina fotografia “Olhares e Afetos”.
A literatura aparece em duas formações distintas: a escritora e produtora Lívia Corbellari vai incentivar, de forma coletiva, a escrita de poemas a partir das experiências do cotidiano, na formação “Escrita Poética”; a doutora em educação Lilian Menenguci vai ensinar técnicas sobre o hábito da leitura na oficina “Mediação de Leitura”. Já o educador social, ator e bailarino Cleverson Guerrera aborda o corpo dentro do espaço teatral na Oficina “Corpo Popular”.
A programação será finalizada com duas palestras: “Produção e Captação de Recursos para Projetos Culturais”, com a produtora Ursula Dart, joga luz sobre o caminho para a execução de um projeto cultural. Já “Cultura e Botânica se Encontram na Construção de Saberes Locais”, com a gestora ambiental Andressa Catarina, aborda a relação do ser humano com a ciência, plantas e ancestralidades. Os participantes que completarem a carga horária dos cursos terão direito a certificado.
Com idealização da Secretaria da Cultura (Secult), gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte e apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Cultura em Toda Parte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC), para realizar a Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Cultura, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço
Apresentações:
18 de março
Escolas Municipais
a partir das 15 horas
- A Orca e sua Amiga Foca / Gabriel Pontes Fonseca Ferreira (Teatro Lambe-Lambe) | Cachoeiro de Itapemirim;
- O Polvo e o Plástico / Ana Claudia Souza Fonseca Ferreira (Teatro Lambe-Lambe) | Cachoeiro de Itapemirim
Praça Getúlio Vargas, Centro
a partir das 18 horas
Palco
- Cardume de Aventuras (Teatro Infanto-Juvenil) | Cachoeiro de Itapemirim
- Mostra de Videoclipes
- Washington Vieira e Claudio Lyra (música) | João Neiva
19 de março
Praça Getúlio Vargas, Centro
a partir das 17 horas
Palco
- Renato Sabaini e Marcos Penitenti - (Música) | Colatina
- Eder de Oliveira (Música) | Colatina
- Elias Wagner - (Música) | Linhares
- Dayane Rosa (Música) | Linhares
20 de março
Praça Getúlio Vargas, Centro
a partir das 14 horas
- Um Cesto de Histórias / Brenda Caetano Perim (Contação de História) | Cachoeiro de Itapemirim
- Grupo Guerreiros Tupinikim (Dança Indígena) | Aracruz
- Músicas Tristes Que te Fazem Feliz / Margozzo (Música) | Cachoeiro do Itapemirim
- Alinne Garruth (Música) | Cachoeiro de Itapemirim
Oficinas e Palestras
Secretaria Municipal de Cultura Auditório da Prefeitura de Baixo Guandu
18 de março
9h | Oficinas: Fotografia, olhares e afetos - Thais Gobbo
14h | Palestra: Produção e Captação de Recursos para Projetos Culturais / Ursula Dart 14h - Oficina: Escrita Poética / Lívia Corbellari (Vitória)
14h às 17h | Oficina: Corpo Popular / Cleverson Guerrera
19h às 21h | Palestra: Cultura e botânica se encontram na construção de saberes locais / Andressa Catarina
19 de março
9h | Oficina: Fotografia, olhares e afetos / Thais Gobbo
9h | Oficina: Mediação de leitura / Lilian Menenguci
9h | Oficina: Oficina: Corpo Popular / Cleverson Guerrera
9h | Oficina: Escrita Poética / Lívia Corbellari
14h | Oficina: Oficina: Mediação de leitura / Lilian Menenguci
Mín. 22° Máx. 28°